O Instituto Kaplan oferece cursos de capacitação para educadores em diferentes temas como orientação sexual para adolescentes, sexualidade infantil, sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, prevenção de gravidez e DST entre outros. Ministrados de forma lúdica e priorizando jogos e dinâmicas como meio de transmissão de informação e possibilidade de reflexão, os cursos permitem que o educador saia não somente com a informação que veio buscar, mas também com ferramentas de como trabalhar essa informação com a sua população. Planejamos e realizamos cursos específicos para instituições, segue abaixo algumas sugestões de temas: 

QUEBRA TABU

O Workshop Quebra Tabu visa oferecer aos participantes a instrumentalização da aplicação de oficinas em Educação Sexual para o Ensino Fundamental II de maneira prática, demonstrando como o trabalho de prevenção pode ser realizado com os alunos e adolescentes por meio de jogos educacionais. O workshop tem a duração de 16 horas, nas quais serão vivenciadas as 12 oficinas do programa Quebra Tabu de forma lúdica com a mediação do educador sexual do Instituto Kaplan.

 

 Cronograma de Atividades

 Dia 1: Puberdade e Corpo Reprodutivo

Oficinas para alunos/adolescentes do 6o. ano:

-        As mudanças do corpo (corpo)

-        Puberdade: expectativas pessoais e sociais (relação de gênero)

-        Higiene (prevenção)

ALMOÇO

Oficinas para alunos/adolescentes do 7o. ano:

-        Reprodução humana (corpo)

-        Menstruação/Espermatogênese (relação de gênero)

-        Responsabilidade/Diversão (prevenção)

 

Dia 2: DST/Aids e Corpo Sexual

Oficinas para alunos/adolescentes do 8o. ano:

-        O corpo e as DST (corpo)

-        Negociação da camisinha (relação de gênero)

-        O uso e colocação adequada das camisinhas (prevenção)

ALMOÇO

Oficinas para alunos/adolescentes do 9o. ano:

-        Primeira vez - tomada de decisão (relação de gênero)

-        Mitos e verdades da relação sexual (corpo)

-        Métodos contraceptivos (prevenção)

Para inscrições e maiores informações, entre em contato com Sara Murched pelo telefone (11) 5092-5854 ou mande um email para vendas@kaplan.org.br

 

 

VALE SONHAR

Capacitação em Prevenção de Gravidez na Adolescência 

O Vale Sonhar une o conhecimento sobre sexualidade, reprodução e contracepção ao sonho de cada jovem como motivação para o sexo seguro. O curso de capacitação visa habilitar o profissional para realizar um trabalho focal de prevenção de gravidez com seus alunos objetivando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto vida. Para isso, os educadores são preparados pelos profissionais do Instituto Kaplan para serem multiplicadores e agentes de prevenção à gravidez na adolescência.

Essa metodologia foi certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2011 e já beneficiou mais de 718.163 alunos em escolas públicas estaduais que implantaram as oficinas Vale Sonhar e obtiveram resultados positivos na redução do número de gravidez na adolescência.

Conteúdo:

- Sexo e Sexualidade

- Educação Sexual e Orientação Sexual

- Papel do Agente Multiplicador e Prevenção

- Sexualidade na Adolescência:

  • Puberdade e Adolescência
  • Aspectos físicos, sociais: cognitivos e psicoemocionais.
  • Desenvolvimento Afetivo-Sexual

- Gravidez e Vulnerabilidade

- Oficinas Vale Sonhar:

  • Identificação do Sonho: Metodologia e Projeto de Vida.
  • Nem toda Relação Sexual Engravida: Reprodução Humana.
  • Engravidar é uma Escolha: Métodos Contraceptivos, Medicação de Emergência.

Para inscrições e maiores informações, entre em contato com Sara Murched pelo telefone (11) 5092-5854 ou mande um email para vendas@kaplan.org.br 

 

SEXO É COISA DE CRIANÇA?

A Sexualidade na infância

É difícil para o adulto aceitar que é natural a criança sentir prazer sexual. Mas, é na infância que construímos os alicerces que compõem os elementos centrais da sexualidade: a vinculação afetiva, a configuração da imagem corporal, a identidade sexual básica como homem ou mulher, a segurança e conforto como ser sexual, os medos e as preocupações. E também as sensações eróticas.

O curso visa capacitar os educadores para compreenderem o desenvolvimento sexual na infância e prepará-los para realizarem oficinas de educação sexual com crianças entre 7 e 10 anos (ensino fundamental I). A metodologia das oficinas atende as necessidades específicas dessa faixa etária contribuindo para o aprendizado sobre corpo, higiene, gênero, reprodução e prevenção numa linguagem lúdica.

Conteúdo:

- A construção da sexualidade na infância

  • Aprendizagem do amor
  • Prazer, normas e limites – uma convivência indispensável para a autonomia
  • Curiosidade e manifestações sexuais – como lidar com esta realidade
  • Desenvolvimento do papel sexual na infância
  • Sociabilização e relação de gênero

- Programa de oficinas para a educação sexual no ensino fundamental I – Todo Corpo Muda:

  • O seu corpo tem um dono: você! Cuidados com o corpo
  • Manifestações sexuais? Comportamentos públicos e privados
  • Explosão Hormonal – Entendendo as mudanças do nosso corpo
  • De onde vem os bebês? Reconhecendo a Reprodução Humana

Para inscrições e maiores informações, entre em contato com Sara Murched pelo telefone (11) 5092-5854 ou mande um email para vendas@kaplan.org.br

  

JOGO DE CORPO

Capacitação para Educadores Sexuais

O Jogo de Corpo é um curso que visa ajudar os profissionais a desenvolver o seu papel de orientador sexual por meio da utilização do material educativo – JOGO DE CORPO – desenvolvido pelo Instituto Kaplan que aborda os temas básicos em educação sexual de adolescentes a partir do ensino fundamental II. Falar de sexualidade implica em falar de intimidades, curiosidades sexuais, valores e crenças pessoais. Falar de sexualidade é enfocar a função sexual nas suas dimensões culturais, afetivas e sociais.

Conteúdo:

  • Sexualidade e suas funções
  • Educação Sexual se faz a cada dia
  • Orientação Sexual: aprendendo a trabalhar com Grupos
  • Sexualidade na Adolescência e Vulnerabilidade:
  • A explosão Hormonal: Puberdade
  • Reprodução Humana
  • Gravidez e Contracepção
  • Vergonha não é ter, é Esconder - Prevenção e cuidados com DST/AIDS.

A carga horária é de 16 horas e os grupos são formados com no máximo 35 participantes.  

  

DIFERENTE, MAS NÃO DESIGUAL!

A sexualidade da pessoa com deficiência intelectual – adolescentes e jovens

No processo educacional com pessoas com deficiência intelectual, seja em qualquer área, os profissionais se deparam com importância em abordar a educação sexual de seus adolescentes e jovens. Portanto, é fundamental que educadores conheçam as particularidades que envolvem a sexualidade dos seus alunos, além de superar a dificuldade natural da nossa cultura de falar, respeitar e lidar com a sexualidade nesta população.

Os alunos precisam ter o reforço constante da aprendizagem dos códigos de comportamento social, uma vez que esta população aprende por meio de repetição de condutas claras e contínuas. Acreditamos que com esta intervenção, os educadores poderão ser aliados preciosos para manter a compreensão dos adolescentes e jovens com deficiência intelectual sobre as condutas socialmente adequadas em relação à sexualidade. Este curso tem o objetivo de informar e orientar sobre a sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, além dar subsídios aos educadores e instrumentalizá-los com uma metodologia lúdico-pedagógica para o trabalho em educação sexual focal que contribuirá com suas atividades diárias para a adequação social do comportamento sexual de seus alunos.

Conteúdo:

  • Sexualidade e suas funções: o papel do educador.
  • O desenvolvimento da sexualidade nas pessoas com deficiência intelectual.
  • Funções da sexualidade – como se aplica à pessoa com deficiência intelectual?
  • Puberdade.
  • Programa de oficinas para a educação sexual dos adolescentes e jovens com deficiência intelectual – Todo Corpo Muda:
    • O seu corpo tem um dono: você! Cuidados com o corpo
    • Manifestações sexuais? Comportamentos públicos e privados
    • Explosão Hormonal – Entendendo as mudanças do nosso corpo
    • De onde vem os bebês? Reconhecendo a Reprodução Humana

A carga horária é de 16 horas e os grupos são formados com no máximo 35 participantes.  

   

Jogando com a sexualidade na adolescência - Módulo 1

Falar sobre sexualidade na adolescência ainda é um tabu. Sexualidade se trata de um tema permeado por preconceitos, regido por valores culturais e de ordem pessoal, sobre o qual poucos educadores adquiriram o hábito e a naturalidade para conversar a respeito. Sexo era uma conversa proibida! E por isso, mesmo entendendo a importância de se falar sobre sexo e prevenção com os jovens, muitos adultos ainda encontram dificuldades.

Por outro lado, a Orientação Sexual se caracteriza por uma intervenção na educação sexual das pessoas para gerar novas respostas. Não basta o educador falar sobre sexualidade! É necessário alterar a sua cultura sexual e prepará-lo para identificar as necessidades dos jovens, fazer o diagnóstico da situação, definir os objetivos, identificar os resultados esperados e traçar uma estratégia de intervenção. Para isso, é necessário desenvolver no professor o papel de orientador sexual.

Neste curso a proposta é fundamentar os educadores sobre sexualidade na adolescência, do trabalho de prevenção e ensinar a utilizar a nossa metodologia com jogos, fundamentada na utilização de materiais lúdicos educativos desenvolvidos pelo Instituto Kaplan: Todo Corpo Muda, Jogo de Corpo e Aprendendo a Viver para estimular e promover a conversa sobre sexualidade e prevenção, de DST/AIDS e gravidez na adolescência, no ambiente familiar, escolar e com a comunidade. Estes materiais educativos fazem parte do acervo em jogos que podem ser adquiridos no Instituto Kaplan.

Conteúdo:

- Sexo e sexualidade: o desenvolvimento sexual na infância e adolescência.

- Programa de oficinas indicadas para cada faixa etária:

  • Todo Corpo Muda: oficinas para ensino fundamental I
  • Jogo de Corpo e Aprendendo a Viver: oficinas para ensino fundamental II

A carga horária é de 16 horas e os grupos são formados com no máximo 35 participantes. 

 

Jogando com a sexualidade na adolescência - Módulo 2

Falar sobre sexualidade na adolescência ainda é um tabu. Sexualidade se trata de um tema permeado por preconceitos, regido por valores culturais e de ordem pessoal, sobre o qual poucos educadores adquiriram o hábito e a naturalidade para conversar a respeito. Sexo era uma conversa proibida! E por isso, mesmo entendendo a importância de se falar sobre sexo e prevenção com os jovens, muitos adultos ainda encontram dificuldades.

Por outro lado, a Orientação Sexual se caracteriza por uma intervenção na educação sexual das pessoas para gerar novas respostas. Não basta o educador falar sobre sexualidade! É necessário alterar a sua cultura sexual e prepará-lo para identificar as necessidades dos jovens, fazer o diagnóstico da situação, definir os objetivos, identificar os resultados esperados e traçar uma estratégia de intervenção. Para isso, é necessário desenvolver no professor o papel de orientador sexual.

Neste curso a proposta é fundamentar os educadores sobre sexualidade na adolescência, do trabalho de prevenção e ensinar a utilizar a nossa metodologia com jogos, fundamentada na utilização de materiais lúdicos educativos desenvolvidos pelo Instituto Kaplan: Valores em Jogo e Vale Sonhar para estimular e promover a conversa sobre sexualidade e prevenção, de DST/AIDS e gravidez na adolescência, no ambiente familiar, escolar e com a comunidade. Estes materiais educativos fazem parte do acervo em jogos que podem ser adquiridos no Instituto Kaplan.

Conteúdo:

- Sexo e sexualidade: o desenvolvimento sexual na infância e adolescência.

- Educação Sexual e Orientação Sexual

- Vulnerabilidade e Prevenção

- Programa de oficinas indicadas para cada faixa etária:

  • Vale Sonhar e Valores em Jogo: oficinas para ensino médio

A carga horária é de 16 horas e os grupos são formados com no máximo 35 participantes.