O Instituto Kaplan nasceu da necessidade, encontrada na população carente da cidade de São Paulo, de tratamento terapêutico das dificuldades sexuais e de educação em saúde e responsabilidade sexual. Fundado em 29 de Abril de 1991, por um grupo de especialistas em sexualidade, o Instituto começou sua história através do SOSex, um serviço de orientação sexual por telefone e veio a se tornar uma associação de educação e assistência social, com projetos de educação sexual implantados em diversos estados brasileiros que beneficiaram 1.133.077 pessoas, em sua maioria educadores, profissionais de saúde e adolescentes.

No início da década de 90, a atenção à sexualidade era estudada e desenvolvida por uma minoria de especialistas; e os profissionais interessados não tinham um local para formação nesta área. Assim, o Instituto Kaplan criou a possibilidade de capacitar educadores na área de sexualidade além de propiciar atendimento à população, conciliando ensino e prática profissional no atendimento das dificuldades individuais e coletivas ligadas à sexualidade.

Ao longo desse anos, o Kaplan identificou uma demanda crescente na área de educação sexual, principalmente no que diz respeito à prevenção de DST/AIDS e gravidez na adolescência. Dessa forma, em 2006, o trabalho de atendimento psicoterápico foi suspenso, alterando o foco de trabalho do Instituto para a educação sexual de adolescentes, por meio da ação direta com essa população e formação de multiplicadores e agentes de prevenção para atuarem junto aos jovens.

Origem do Nome

Helen Singer Kaplan, Ph.D, foi pioneira na psiquiatria, ao adotar uma abordagem biopsicosocial genuinamente integrada à psicanálise, e no uso de técnicas cognitivas e comportamentais no tratamento das disfunções sexuais. Professora de clínica psiquiátrica, fundadora e diretora do Programa de Sexualidade Humana do Centro Médico do New York Hospital,ela é autora de mais de 30 publicações médicas, das quais se destacam os livros "A nova terapia do Sexo", publicado em 1974 e considerado um marco no campo da terapia sexual e "Transtornos do Desejo Sexual". Helen Kaplan também é diplomada pela Câmara Americana de Psiquatria e Neurologia, membro do Conselho da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psicanálise. por também ser pioneiro na educação sexual e no atendimento terapêutico no Brasil, o Centro de Estudos da Sexualidade Humana, então coordenado pelo Dr. Moacir Costa, foi nomeado Instituto Kaplan em homenagem à ilustre psiquiatra.

Missão

Disseminar o conhecimento sobre o exercício dos direitos e da responsabilidade sexual, por meio da educação, visando a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Visão

Ter excelência na qualidade e eficácia dos trabalhos de educação sexual, de forma a tornar a nossa  organização uma referência comparável às melhores instituições similares no mundo.

Valores

  • Identificamos o sexo como uma função vital da espécie humana e a sexualidade sua expressão cultural, pautada nos valores sociais, econômicos e religiosos de cada núcleo social.
  • Entendemos a sexualidade como um fator importante para o exercício da cidadania.
  • Acreditamos que todas as pessoas, independente de sexo, orientação sexual, religião, raça, cor, e condições sócio-econômicas têm o direito de exercer a sua sexualidade com prazer e responsabilidade, desde que não se fira os direitos humanos.
  • Acreditamos que todas as pessoas têm o direito de planejar o momento mais adequado para ter um filho, sem que para isto se prive da vida sexual.
  • Acreditamos que todas as pessoas têm o direito e a capacidade de ser informada e preparada para utilizar os mecanismos de prevenção às DST/Aids.
  • Acreditamos que a veracidade e clareza das informações são fundamentais para o desenvolvimento de comportamentos assertivos em relação a sexualidade.
  • Consideramos fundamental conduzir nossas atividades, sempre que oportuno,no sentido de diminuir a vulnerabilidade das pessoas às DST/Aids, no plano individual, social e programático.
  • Acreditamos na diversidade de opiniões, de enfoque e de formação profissional e numa convivência democrática entre todos os membros de nossa organização.
  • Definimos excelência como fazendo melhor hoje aquilo que fizemos bem ontem.

Dados Institucionais

Nome: Centro de Estudos da Sexualidade Humana - Instituto Kaplan
CNPJ: 69.103.588/0001-05
Endereço: Rua Indiana, 705 - Brooklin Novo - CEP: 04562-001
Cidade: São Paulo - SP
Telefone/Fax: 55 - 11 - 5092-5854; 55 - 11- 97609-2350
e-mail: kaplan@kaplan.org.br

Títulos e Certificados Públicos

  • Serviço de Utilidade Pública Municipal pela Prefeitura Municipal de São Paulo em 10/07/1995, pelo Decreto Número 35.276;
  • Serviço de Utilidade Pública Estadual de São Paulo em 13/07/1998 pelo decreto Número 10.043;
  • Serviço de Utilidade Pública Federal, pelo Ministério da Justiça, em 06/06/2002 (DOU de 05/06/2002);
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nº 1050/CMDCA/2003, Lei Federal: 8069 de 13/07/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), Resolução/Número 006/CMDCA/95. em 22/12/2003.