A gravidez na adolescência e as DST/Aids são dois grandes desafios no trabalho de educação sexual com adolescentes. O Instituto Kaplan desenvolveu um trabalho inédito em educação sexual - a instalação educativa permanente Prevenindo a Gravidez Juvenil para o Catavento Cultural e Educacional, espaço de Ciência e Tecnologia para crianças e adolescentes, inaugurado em março de 2009 na cidade de São Paulo. Baseada na metodologia educativa do projeto Vale Sonhar e do jogo Aprendendo a Viver, o Instituto Kaplan criou um jogo interativo para a instalação que leva o adolescente a sonhar, enfrentar situações de risco e vulnerabilidade para a gravidez e infecção de DST/Aids e verificar os impactos dessas escolhas no sonho profissional.

 

O jogo foi desenvolvido para grupos de 10 a 20 participantes, com duração de 30 minutos e composto de três fases: sonho, festa e viagem ao futuro. A fase do sonho é o start motivador para pensar sobre o futuro e definir um sonho de vida profissional. Em seguida, o cenário muda e o adolescente se ver num labirinto, participando de uma festa, diante 18 situações que envolvem escolhas de risco ou  prevenção. Cada vez que corre risco, ele pega uma bexiga ou uma marca de tinta nas mãos para simbolizar a gravidez ou a DST, respectivamente. Na etapa seguinte, com a ajuda da projeção de um filme, eles embarcam numa viagem ao futuro; e é finalizada a sessão com o compartilhar da vivência com os colegas. De abril/09 a novembro/13 beneficiamos 60.272 jovens.

 

Assista ao vídeo:

Para agendar uma visita na instalação Prevenindo a Gravidez Juvenil entre no site www.cataventocultural.org.br e preencha o formulário de solicitação online, selecionando o roteiro 12 - Gravidez + Alertas + Vida. Para esclarecer dúvidas sobre o agendamento também é possível o contato por telefone diretamente com a equipe de visitação do museu Catavento no 3315-0051.