Oficinas são encontros em pequenos grupos, de no máximo 30 pessoas, com a finalidade de aprofundar um trabalho sobre um tema em educação sexual previamente selecionado. Com duração de 2 horas cada, podem abordar: sexualidade na adolescência, gênero, reprodução humana, doenças sexualmente transmissíveis, contracepção, gravidez na adolescência, vulnerabilidade e prevenção, entre outros.

Durante a oficina, o educador do Instituto Kaplan realiza jogos e dinâmicas que possibilitam que os adolescentes/educadores adquiram a informação e possam refletir sobre o tema em questão de uma forma lúdica e interessante. Para solicitar uma proposta para sua Escola/ONG/Instituição/Empresa, envie um e-mail para: 
vendas@kaplan.org.br ou entre em contato com
 Sara Murched
 (Setor de Vendas) no telefone
 (11) 5092-5854.

 

OFICINAS (acima de 14 anos)

VALORES EM JOGO 

Identifica as dificuldades da negociação e uso do preservativo no relacionamento afetivo sexual. Um jogo que promove a reflexão sobre os valores importantes para o autocuidado e comportamento de prevenção. Na oficina os participantes serão divididos em 4 grupos e cada um assumirá, a cada jogada, um dos seguintes papéis: garota, garota, família/amigos/professor. Nestes papéis, eles enfrentarão situações problema propostas que envolvem projeto de vida, mitos e tabus, relacionamento afetivo sexual, reflexão. Todas as situações objetivam o fortalecimento dos jovens para a prevenção de HIV/Aids e gravidez na adolescência, contribuindo para a percepção de como os valores interferem no uso das informações e nas condutas de prevenção. 

 

DESPERTAR PARA O SONHO

Cria condições para o jovem identificar o seu projeto de vida e para perceber o impacto de uma gravidez na adolescência. Nessa oficina os participantes irão descrever seu sonho profissional, receber uma notícia (em forma de teste de gravidez) que poderá mudar seu futuro e embarcar numa viagem para entender o que aconteceu nos próximos 10 anos - com ou sem uma gravidez no meio do caminho. Garotas e garotos percebem no faz-de-conta o que é ser mãe ou pai e discutem no grupo os diferentes impactos para as mulheres e para os homens de uma gravidez na adolescência. 


NEM TODA RELAÇÃO SEXUAL ENGRAVIDA

Promove informações sobre sexualidade e reprodução humana, ensinando o jovem a identificar as práticas sexuais de risco. Nessa oficina os participantes vivenciam três rodadas de competição para entender e relembrar as principais funções do aparelho genital masculino e feminino e quando uma relação sexual engravida. O objetivo dessa oficina é contribuir para que o grupo acione seus conhecimentos prévios e reflita sobre as situações que podem deixá-los em vulnerabilidade.

  

ENGRAVIDAR É UMA ESCOLHA

Desenvolve no jovem a aprendizagem do controle da capacidade reprodutiva e dos mecanismos de prevenção. Pensando em fortalecer a autonomia dos jovens no exercício do seu direito de escolher o momento para engravidar, um jogo de alvo traz para os participantes as questões de uso dos métodos contraceptivos que não estão claras para os adolescentes. O grupo irá descobrir o que sabe sobre o acesso e funcionamento dos vários métodos existentes (barreira, químico, hormonal, cirúrgico e naturais) e comparar o antes e o depois da oficina, para que uma gravidez na adolescência fique distante de suas realidades!

 

 

MITOS E VERDADES - Primeira vez

Promove o conhecimento sobre a resposta sexual humana e os aspectos fisiológicos, sociais e psicoemocionais que interferem no relacionamento sexual. Um jogo lúdico-pedagógico sobre os mitos e dúvidas sobre a primeira relação sexual: como a questão do hímen e do sangramento, onde os participantes serão personagens simulando os fatores que podem facilitar ou dificultar o início da vida sexual, baseados nas fases da resposta sexual humana e na importância do uso do preservativo desde o ínicio da vida sexual.

  

 

OFICINAS (12 a 14 anos) 

 

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Promove o conhecimento sobre os métodos contraceptivos, informando sobre seu funcionamento e uso adequado. A oficina simula a produção de uma propaganda para a TV onde os participantes devem transmitir todas as informações necessárias sobre os diversos métodos para a população. Não vale mentir para vender seu produto, então baseados numa ficha de trabalho com perguntas norteadoras sobre funcionamento, utilização, vantagens/desvantagens e a opinião do grupo sobre o método - eles irão quebrar a cabeça para montar essa propaganda, aprendendo de maneira divertida!

 

 

VERGONHA NÃO É TER, É ESCONDER

Promove o conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis por meio de um jogo de competição no qual o dado irá dizer qual pergunta o grupo deve responder: formas de transmissão, sinais e sintomas, agentes de transmissão e tratamento/prevenção. A sorte pode estar do seu lado e a chance de responder duas perguntas para sair na frente, ou perder a vez! Nessa oficina o grupo também vivencia a cadeia de transmissão para as principais DST percebendo sua vulnerabilidade.

 

 

 

REPRODUÇÃO HUMANA

Objetiva o conhecimento sobre os órgãos que compõe o aparelho reprodutor interno e suas funções reprodutivas, por meio de um jogo de tabuleiro em que o grupo percorrerá o caminho da produção do espermatozoide e o caminho da liberação do óvulo, respondendo a perguntas sobre a temática. Nessa oficina cada grupo compete para ver quem ganhará todos os pontos necessários para chegar ao fim do tabuleiro e entender como se dá a reprodução humana!

 

 

 

BINGO HUMANO: menstruação e ejaculação

Estimula o desenvolvimento de atitudes positivas nos jovens, frente a menstruação e ejaculação, por meio da identificação da importância destes fatos na vida sexual e reprodutiva. Simulando um bingo para ressaltar as características femininas e masculinas após os fenômenos da menstruação e ejaculação, os participantes irão compartilhar e construir as fichas do bingo com o que primeiro vem à cabeça (dele próprio e dos demais participantes) quando se fala em menstruação ou ejaculação - podem ser inclusive características emocionais e sociais! 

 

 

 

  

OFICINAS (Abaixo de 12 anos)

 

PUBERDADE

Promove o conhecimento dos participantes em relação às mudanças físicas do corpo a partir da puberdade, por meio de um jogo lúdico-pedagógico onde os participantes reconhecem os caracteres sexuais primários e secundários nessa fase do crescimento e desenvolvimento. Divididos em grupos, os participantes irão desenhar as características que são modificadas em nosso corpo na puberdade - tanto os meninos quanto as meninas - depois pensarão em seus grupos como o personagem que desenharam irá lidar com todas essas mudanças!

 

 

PUBERDADE: Expectativas Pessoais e Sociais

Estimula atitudes positivas nas relações sociais e a responsabilidade com o próprio corpo frente às mudanças da puberdade, por meio de um jogo de perguntas e respostas em que os participantes conversarão sobre algumas situações e dúvidas que surgem na relação deles com as outras pessoas em função das mudanças do corpo neste momento da adolescência. Nessa oficina os participantes se transformam em educadores sexuais para pensar em como responderiam a essas questões, de maneira lúdica os participantes se sentem à vontade para aprofundar as próprias dúvidas!

 

 

HIGIENE: como a prevenção começa

Motiva o adolescente para assumir e valorizar os cuidados com seu corpo. Nesta oficina os participantes discutirão os cuidados necessários com o corpo, com enfoque nas condições do corpo que merecem atenção especial como a menstruação, odor, suor, chulé, espinhas, esmegma entre outros. Promove a autonomia nos cuidados com o próprio corpo, fator positivo para o comportamento de prevenção.

 

 

 

JOGO DOS JORNALISTAS: responsabilidade e prevenção

Promove o cuidado de prevenção a gravidez a partir da percepção de que menstruar e ejacular os torna capazes de gerar filhos. Os participantes simularão jornalistas e entrevistados do programa de TV  onde irão discutir os cuidados que o menino e que a menina devem ter para não ter um filho na adolescência. Para gravar esse especial de prevenção de gravidez, todos os grupos devem tirar o máximo de informações com os colegas - destacando os passos importantes para a prevenção.

 

 

Para solicitar uma proposta para sua Empresa/Escola/ONG/Instituição, enviar um e-mail para: 
vendas@kaplan.org.br ou entre em contato com
 Sara Murched
 (Setor de Vendas) no telefone
(11) 5092-5854.