Mais de 765.287 alunos foram beneficiados com a metodologia

 

O Vale Sonhar propõe lidar com um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Este é o ponto chave do nosso trabalho - a motivação. Se por um lado o sexo na adolescência é natural, a prevenção é aprendida. E, para colocar em prática o que foi aprendido, motivação é fundamental.

Diversos estudos que analisaram o comportamento sexual na adolescência mostraram que somente a informação, pura e simples, não é suficiente para o sucesso da prevenção da gravidez. A mais recente pesquisa, realizada pelo Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, constatou que o conhecimento dos métodos contraceptivos por parte das meninas não garante seu uso. Procurando uma nova abordagem para prevenir a gravidez na adolescência , a equipe do Instituto Kaplan deparou-se com a frase do Senador Teotônio Vilela " O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que, antes, se tenha sonhado com ela".

Imediatamente, tornou-se a inspiração na criação da metodologia do Projeto Vale Sonhar. Simples e clara, ela nos mostrou uma possibilidade de desenvolver a motivação  do jovem por meio da percepção do impacto da gravidez na realização de seu sonho maior - o projeto de vida.

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA

- Sonhar, identificar que a adolescência não é o melhor momento para se ter um filho.

- Conhecer o processo da reprodução, associado às práticas sexuais de risco

- Desenvolver a habilidade para usar os métodos contraceptivos foram as estratégias de educação preventiva, por meio de oficinas, adotada pelo Instituto Kaplan no projeto Vale Sonhar.

 

ATIVIDADES DO PROJETO

Capacitação de Agentes Multiplicadores


Curso de capacitação -
 tem uma carga horária de 24h. Os participantes recebem um exemplar de jogo Vale Sonhar, acompanhado do CD das Aulas.

Suporte Técnico - encontros para ajudar os educadores na implementação do Projeto e realizar o monitoramento.

 

 

 

Realização das Oficinas com os alunos

Cada aluno participa do bloco de três oficinas

- Oficina 1: Identificação do Sonho

- Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida

- Oficina 3: Engravidar é uma escolha

 

 

 

 

 

Este projeto visa contribuir com a diminuição do número de gravidez na adolescência, nas escolas públicas de Ensino Médio por meio do desenvolvimento da responsabilidade pessoal dos alunos, a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto vida. Ele é realizado por meio da metodologia de multiplicador, onde o Instituto Kaplan treina profissionais da Secretaria Estadual de Educação, responsáveis por preparar professores para as atividades escolares, para que estes façam de seus professores, agentes de prevenção à gravidez na adolescência. Estes últimos serão os responsáveis pela realização das três oficinas de prevenção, junto aos alunos, utilizando o Jogo Vale Sonhar. Esta experiência foi testada por meio de um projeto piloto com as escolas estaduais de ensino médio da região do Vale do Ribeira, que em 02 anos, após, a implantação do Projeto Vale Sonhar obteve o resultado de 91% de  diminuição no número de gravidez nas escolas participantes.

 
Esta metodologia foi implementada em outros estados do Brasil e recebeu da Fundação Banco do Brasil o reconhecimento de metodologia social. 
 

 

VALE SONHAR NOS ESTADOS 

Sergipe - com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe e patrocínio da BVSA - Bolsa de Valores Socioambiental e da Pfizer iniciamos em 2015 a implantação do Vale Sonhar no estado com o objetivo de capacitar 40 multiplicadores das Diretorias Regionais de Ensino e, assim, beneficiar 54.480 alunos/ano com as oficinas de prevenção.

Rio Grande do Norte - com apoio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e patrocínio da CPFL Renováveis foi implantado em 2013-2014 tendo capacitado 420 agentes de prevenção e multiplicadores, com atuação em 130 escolas estaduais de ensino médio, um resultado de diminuição de 25% no índice de gravidez das escolas participantes.

Em 2014 o Vale Sonhar fez parte do Projeto Educação em Saúde na Adolescência realizado pela Disciplina de Atenção Primária a Saúde na Divisão de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com apoio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), tendo capacitado 73 multiplicadores Vale Sonhar.

São Paulo - com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e financiamento pelas empresas: Laboratórios Pfizer, Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social e Laboratório Bayer Schering. Aprovada como política pública, a prevenção de gravidez na adolescência ganhou um espaço no currículo escolar, na disciplina de biologia para os alunos da 1a série do ensino médio. E para trabalhar este tema a metodologia eleita foi o Vale Sonhar. Desde 2008 as oficinas de prevenção são realizadas pelos professores de biologia anualmente o que já contribuiram para uma redução significativa dos índices de gravidez na adolescência no estado de São Paulo. Assista aos vídeos que mostramos professores da rede estadual de São Paulo realizando as oficinas com os alunos:

 

Alagoas - com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e da Federação das Indústria de Alagoas (FIEA, IEL, SESI e SENAI) foi implantado em 2008 na rede de ensino como projeto indicado para o trabalho com prevenção de gravidez pelos professores de Biologia do ensino médio.

Espírito Santo –  implantado de 2007 a 2009 com apoio da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU) em seu projeto de prevenção de gravidez "Na real, gravidez na adolescência não é legal".